- Ano: 2014
-
Fotografias:Erica Overmeer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Antivilla é a restauração da antiga fábrica de lenços, "Ernst Lück",no sudoeste de Berlim, durante a antiga República Democrática Alemã. Antivilla questiona a relação entre os regulamentos e normas construtivas, a eficiência energética junto à ideia da reutilização e a vida de adaptação.
Construída entre 2010 e 2014, Brandlhuber+ junto aos engenheiros Pichler, desenvolveram um edifício com um novo foco: residência combinada com estúdio.
Ao invés de isolar a estrutura existente e para economizar custos, a fachada foi coberta com concreto. Para gerar um espaço aberto foram eliminadas todas as paredes não portantes e um núcleo funcional de 20 m² no qual se instalam, no centro do projeto, a escada, um banheiro, a cozinha, chaminé e uma sauna. O espaço pode ser dividido em áreas por simples cortinas transparentes de PVC de acordo com as necessidades reais do clima. No verão, as cortinas são retiradas e conformam espaço aberto de 230 m² , enquanto no inverno a área que se mantém quente possui apenas 60 m² no térreo, o que inclui colocar a cama próxima à chaminé.
O telhado de duas águas, feito com chapas onduladas de amianto, foi removido e trocado por uma laje de concreto plana, que permitiu estruturalmente grandes aberturas nas paredes. As aberturas, de até cinco metros, grandes janelas na fachada norte e sul, são o resultado do trabalho coletivo de amigos que quebraram a parede para criar grandes vistas panorâmicas sobre o lago e as proximidades.
Originalmente publicado em Setembro 01, 2015